Angela Diel e Ney Fialkow

Angela Diel (mezzo-soprano) e Ney Fialkow (piano)

ANGELA DIEL

A mezzo-soprano Angela Diel é natural de Cruzeiro do Sul/RS, tendo-se radicado em Porto Alegre para cursar Direito e Música.

Destacou-se nacionalmente obtendo o 1º lugar no Concurso Jovens Solistas de Curitiba, e o prêmio de melhor voz feminina no prestigioso Concurso Nacional Carlos Gomes do Rio de Janeiro. Desde então tem se apresentado em Óperas, Oratórios, Missas e Cantatas com Orquestras nacionais tais como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Centro Musical da PUCRS, Orquestra SESI/Fundarte, Orquestra da ULBRA, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra UNISINOS, e Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo e Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Cláudio Santoro de Brasília.

De suas apresentações como solista constam obras tais como o Glória, de Vivaldi, ‘Requiem’, Missa da Coroação e o ‘Vesperae Solemnis’ de Mozart, a Missa Brevis de Bach, o Messias de Händel, o ‘Requiem’ de Durüflè, o ‘Stabat Mater ‘de Pergolesi, o Oratório de Natal de Saint-Säens, a Nona Sinfonia de Beethoven, ‘Lobgesang’ de Mendelssohn, Fantasia Coral e Missa em Do, de Beethoven, Paixão Segundo São Mateus, Magnificat e Oratório de Natal, de J. S. Bach, G. Mahler – 2ª Sinfonia e Stabat Mater de A. Vivaldi. No campo Operístico participou das seguintes Óperas: ‘Carmen’ de Bizet, ‘ Il Trovatore’, ‘La Traviata’ e Rigoletto, de Verdi, A Flauta Mágica e’ Così Fan Tutte’ de Mozart, ‘Cavalleria Rusticana’ de Mascagni, ‘Il Matrimonio Segretto’ de Cimarosa e Ivgueni Oniéguin de Tchaikovsky. Rheingold, de Wagner, no papel de ‘Erda’ e Herodíade da ópera Salomé, de R. Strauss.

Paralelamente realiza recitais de Canto e Piano em Porto Alegre, interior do Rio Grande do Sul, em outros estados brasileiros, e no exterior – Uruguai, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo; acompanhada pelos pianistas Elda Pires, Vânia Marise, Eliara Puggina, Humbertus Hofmann, Larry Fountain, Ricardo Ballestero, Fernando Müller, André Dolabella, Marie Boulenger, Rei Nakamura e Ney Fialkow.

 

NEY FIALKOW

Realizou seu primeiro recital aos 10 anos de idade sob a orientação de Zuleika Rosa Guedes. Premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música em São Paulo.

Obteve o título de Doutor em Música pelo Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, em Baltimore, onde foi assistente da célebre pianista Ann Schein. Cursou Mestrado em Piano com distinção no New England Conservatory Boston, com Patricia Zander.

De volta ao Brasil tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes da UFRGS. Inúmeras aparições como solista de orquestra, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Roberto Duarte, Roberto Tibiriçá, Arlindo Teixeira, Raul Munguia, Miguel Graça Moura, Jean Reis, Antonio Carlos Borges Cunha, Luthero Rodrigues, Fredi Gerling entre outros. Tem atuado em recitais com instrumentistas de renome nacional e internacional. Convidado freqüente como jurado de importantes concursos de piano no país e para ministrar cursos de interpretação pianística em diversos festivais de Música, apresentou uma série de recitais e masterclasses na França a convite de diversos Conservatórios de Música daquele país.