Bernardo Santos

Bernardo Santos (piano)

Bernardo Santos frequenta atualmente o Programa Doutoral em Música (Performance) na Universidade de Aveiro. Formado pelo Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance (Londres), Conservatori del Liceu (Barcelona) e pela Universidade de Aveiro (Prémio Município de Aveiro), Bernardo Santos estudou com Deniz Arman Gelenbe, Josep Colom, Álvaro Teixeira Lopes e Klara Dolynay. Durante os seus estudos, foi bolseiro do Trinity Laban (Trinity College London Scholar), da Fundação GDA e da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro.

Bernardo Santos tem realizado estudos sobre a obra de Berta Alves de Sousa e Frederico de Freitas, sendo responsável por edições críticas de obras de ambos compositores. Recentemente, foi responsável por ministrar masterclasses em diversas escolas e universidades no Brasil.

Bernardo Santos apresentou-se em concerto em quatro continentes e mais de dez países, destacando-se os recitais na Casa da Música, Convento de São Francisco, Teatro Rivoli, Auditório do Liceu Camões (em direto para a Rádio Antena2), Teatro Amazonas (Manaus), Palácio das Artes (Belo Horizonte), Casa Museu Pancho Vladigerov (Sófia), National Concert Hall (John Field Room), St. James Piccadilly Church, Royal Albert Hall (Elgar Room) e na
Tonhalle Düsseldorf. Teve também a oportunidade de se apresentar em concerto com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara do Amazonas, Vidin State Philarmonic Orchestra, Orquestra de Cordas da Universidade de Aveiro, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Jovem Vale Música de Belém, tendo tocado sob direção dos maestros António Vassalo Lourenço, Artur Pinho Maria, Bruno Martins, Charles Gambetta, David Wyn Lloyd, Kira Omelchenko, Marcelo de Jesus, Miguel Campos Neto e Sílvio Viegas. Bernardo Santos foi um dos artistas convidados para os II e IV Festival Internacional de Jovens Pianistas, em Amarante, para o VI Bangkok International Piano Festival e foi o Artista Residente 2017 da Fundação Dionísio Pinheiro, em Águeda.

Bernardo Santos mantém uma carreira de música de câmara bastante ativa, tendo trabalhado com António Chagas Rosa, Eugene Asti e Martino Tirimo e colaborado com artistas como André Lacerda, Colleen Fergusson, David Wyn Lloyd, Diego Caetano, Liana Branscome Svetlana Rudenko e o Quarteto Vale Música do Brasil. Participou também no projeto “Curtas” do guitarrista e compositor Israel Costa Pereira, culminando na gravação de um CD.