Orquestra de Câmara do Amazonas

Orquestra de Câmara do Amazonas

Diretor Artistico, Regente Titular – Marcelo de Jesus

Fundada em 2002 pelo Governo do Estado do Amazonas, a Orquestra de Câmara do Amazonas – ou OCA, como é carinhosamente conhecida pela população amazonense e seus integrantes – é um dos principais corpos artísticos deste estado, com atuação e renome internacionais.

Com direção artística do maestro Marcelo de Jesus, a OCA realizou ao longo de seus mais de 10 anos o mais variado repertório, abrangendo leituras do tenro barroco à contemporaneidade, tendo realizado inclusive inúmeras estreias nacionais e internacionais de obras de todos estes períodos; destaque para “DJPO” (Edmundo Villani-Côrtes), “Sinfonia nº2 ‘Paisagens Verdes’ “ (Harry Crowl) e “Shotakovichiana” (André Mehmari) , todas especialmente compostas para este grupo. Com o conceito de inovação, versatilidade e intercâmbio artístico, também fazem parte de sua práxis diversos Crossovers, dialogando com todas as vertentes da música popular brasileira, com o rock e outras inúmeras manifestações artísticas. Desta forma, a OCA está comprometida com atitudes sociais variadas, sempre buscando proporcionar música de qualidade e seus diversos estilos para uma plateia cada vez mais abrangente e diversificada.

Destacada em todo território nacional como uma das mais atuantes formações de câmara no Brasil, a OCA tem em seu repertório a integral da música de câmara de Cláudio Santoro, incluindo a inédita “Sinfonia nº1” e “One Minute Play”, obra executada somente por este conjunto.

A atuação da orquestra acontece dentro a Série Guaraná, série oficial de concertos do Governo do Amazonas, e no Festival Amazonas de Ópera, onde são exploradas novas e tradicionais possibilidades de execução da literatura operística.

Marcelo de Jesus – Diretor Artistico,
Regente Titular

Violinos:
Alexandra Tcherkezova
Benício Barros
Denitsa Marinova
Elena Koynova (Líder)
Fernando Lima
Giovanny Conte
Irina Glibka
Onel Zorrila
Svetlana Kozlova
Vladislav Motin

Violas:
Alex Teixeira
Gabriel Lima
Rani Melo
Vladimir Rusev

Violoncelos:
Anna Samokish
Anton Minenkov
Griblas Lizama
Eliziel dos Santos

Contrabaixo:
Roger Silva Vargas
Silvanei Correia

Secretária:
Ana Alice Araújo

Montador:
Arthur Freire Vilas Boas