Tiago Ellwanger

Tiago Ellwanger (violino)

O violinista Tiago Ellwanger graduou-se pela UFRGS na classe de Hella Frank. Como bolsista da Fundação VITAE, também realizou estudos com Eliane Tokeshi em Ribeirão Preto/SP. Recebeu o título de Mestre pela University of Wisconsin–Milwaukee e concluiu o Artist Diploma recebendo a distinção Summa cum Laude pela University of Tennessee–Knoxville, onde estudou respectivamente com Bernard Zinck e Mark Zelmanovich.

Realizou a estreia da obra “Bagatelas”, de Fernando Mattos, e foi artista da série Music from Almost Yesterday, estreando várias obras de jovens compositores norte-americanos. Como membro do Leonard Sorkin International Institute of Chamber Music, recebeu classes com artistas como Judith Jaimes, Todd Levy, Felice Trio, Fine Arts Quartet e o Mendelssohn Quartet.

Foi laureado nos concursos UTK Concerto Competition, UWM Concerto Competition, Concurso de Jovens Solistas da Orquestra SESI/Fundarte e no Concurso de Música de Câmara de Curitiba, obtendo também o prêmio de “Melhores Intérpretes de Villa-Lobos” com o pianista Francisco Dellandréa. Atuou como solista frente às orquestras da UFRGS, UWM Symphony, UTK Symphony, SESI/Fundarte e de Câmara da ULBRA.

Professor apaixonado e mentor de jovens músicos, Tiago vem se dedicando à prática pedagógica nos últimos anos e atualmente é professor da UEMG. Atuou como professor assistente na UWM e como professor substituto na UFMG. Lecionou na Orquestra Jovem de Contagem, no CEFART e foi professor convidado do Sistema de Orquestras da Guatemala, do III Festival de Música de Maringá, e do V Encontro na Selva.