Tiago Ellwanger

Tiago Ellwanger

Graduado pela UFRGS na classe de Hella Frank, Tiago Ellwanger foi bolsista da Fundação VITAE estudando com Eliane Tokeshi. Recebeu o título de Mestre pela University of Wisconsin–Milwaukee e concluiu o Artist Diploma recebendo a distinção Summa cum Laude pela University of Tennessee–Knoxville, onde estudou respectivamente com Bernard Zinck e Mark Zelmanovich.

Membro do Quarteto Scheffel desde 2016, integrou o Quarteto de Cordas da UCS, realizou a estreia da obra “Bagatelas” de Fernando Mattos e foi artista da série Music from Almost Yesterday, estreando várias obras de jovens compositores norte-americanos. Como membro do Leonard Sorkin International Institute of Chamber Music, recebeu classes com artistas como Judith Jaimes, Todd Levy, Felice Trio, Fine Arts Quartet e o Mendelssohn Quartet.

Participou de diversos masterclasses tendo aulas com artistas como Augustin Hadelich, Markus Däunert, Gerardo Ribeiro, Rachel Barton Pine, Leon Spierer, Yang Liu, Shmuel Ashkenasi, David Tailor, Lavard Skou Larsen e Carmelo de Los Santos.

Foi laureado nos concursos UTK Concerto Competition, UWM Concerto Competition, Concurso de Jovens Solistas da Orquestra SESI/Fundarte e no Concurso de Música de Câmara de Curitiba, obtendo também o prêmio de “Melhores Interpretes de Villa-Lobos” com o pianista Francisco Dellandréa. Atuou como solista frente às orquestras da UFRGS, UWM Symphony, UTK Symphony, SESI/Fundarte e de Câmara da ULBRA.

Membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2010, sua vasta experiência orquestral inclui concertos sob a direção de maestros como Carlos Miguel Prieto, Dante Anzolini, Stefan Sanderling, Isaac Karabtchevsky e Carl St. Clair. Foi chefe de naipe da Orquestra Sinfônica da UCS e integrou a Green Bay Symphony, Sheboygan Symphony e a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Como membro da Orquestra Jovem das Américas (2010-2012), realizou turnês pela Colômbia, Peru, Equador, Brasil e China.

Professor apaixonado e mentor de jovens músicos, Tiago vem se dedicando à prática pedagógica nos últimos anos e atualmente é professor da UEMG. Atuou como professor assistente na UWM e como professor substituto na UFMG. Lecionou na Orquestra Jovem de Contagem, no CEFART e foi professor convidado do Sistema de Orquestras da Guatemala e do III Festival de Música de Maringá.